Uma delegação angolana do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), encabeçada pelo seu presidente, Leonel Bernardo, trabalha desde hoje, 20 até amanhã, 21 de Novembro, na Cidade da Praia, Cabo Verde, onde vai participar na 1ª edição da Cimeira dos Conselhos Superiores da Justiça da comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) A decorrer sob o lema “O impacto das novas tecnologias na organização e gestão judiciária”, Angola será o primeiro país a intervir e a apresentar a sua experiência, de acordo com o programa que este diário teve acesso.
A delegação angolana é integrada pelo conselheiro vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Carlos Alberto Cavuquila, pela juíza embargadora, Tânia Araújo Brás, e ainda pelos juízes desembargadores João António Paulino e Raquel Carril.
Segundo ainda a agenda da cimeira, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, vai proferir o discurso de abertura. Durante os dois dias estão previstas intervenções das delegações dos países membros da CPLP, sendo que Angola será o primeiro país a apresentar a sua experiência sobre o tema em abordagem.
A 1ª edição da Cimeira da CSMJ da CPLP vai definir as linhas orientadoras para o biénio 2023 -2025. Cabo Verde preside desde 12 de Maio de 2021 o Fórum dos Conselhos Superiores de Justiça da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) para o man- dato que termina agora em 2023. Tudo indica que a próxima presidência será entregue à Guiné Bissau, país cujo vice-presidente da Assembleia Nacional também vai ter direito a intervenção.