Angola participa em Genebra, Suíça, na septuagésima quinta sessão do Comité Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ExCom, na sigla em inglês), que decorre até ao dia 18 de Outubro.
A delegação multissectorial angolana, integrada por especialistas dos Ministérios do Interior e da Justiça e Direitos Humanos, é chefiada pela embaixadora Margarida Izata, Representante Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra.
Angola vai intervir hoje no debate geral sobre “questões gerais, incluindo apátrida”. O Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados, Filippo Grandi, ao intervir na abertura, encorajou os Estados-membros a trabalharem continuamente na execução dos mais de 2000 compromissos assumidos, num contexto em que o financiamento para as questões humanitárias se tornou imprevisível e a estadia dos deslocados nos locais de acolhimento se tornou cada vez mais prolongada.
O Comité Executivo (ExCom) se reúne anualmente em Genebra para analisar a actividade da Organização, incluindo para revisar e aprovar os programas e orçamento da Agência, assegurar a protecção internacional e discutir uma série de outras questões relacionadas com o ACNUR e parceiros intergovernamentais e não governamentais.
O Comité Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ExCom, na sigla em inglês) é o órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas que entrou em funcionamento desde 1 de Janeiro de 1959.