A embaixadora de Angola em França, Senhora Guilhermina Prata, recebeu, ontem, em audiência, a sua homologa do Zimbabué, Sekai Irene Nzenza.
A audiência, solicitada pela Embaixada do Zimbabué em França, teve como principal objectivo abordar questões relacionadas com a ascensão do Zimbabué à Presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que sucedeu a Angola neste papel, desde Agosto último.
O encontro, que teve a duração de cerca de uma hora, contou também com a presença do ministro Conselheiro Emmanuel Zinyuke, segundo uma nota de imprensa a que o Jornal OPAIS teve acesso.
Durante a reunião, a embaixadora Sekai Irene Nzenza, que recentemente apresentou as suas credenciais ao Presidente francês Emmanuel Macron, expressou a sua vontade de prestar os seus respeitos à embaixadora Guilhermina Prata e de obter mais informações sobre o papel da Embaixada de Angola em França durante o mandato angolano na presidência da SADC.
A embaixadora Nzenza, segundo a nota, manifestou ainda interesse em aprender mais sobre as iniciativas desenvolvidas pela embaixadora Guilhermina Prata, ao longo do mandato de Angola nesta organização.
Guilhermina Prata, por seu turno, partilhou algumas das principais acções implementadas por Angola no contexto da sua presidência da SADC, nomeadamente a organização, em Março de 2024, de uma reunião de embaixadores da SADC em França.
Este evento teve como um dos seus objectivos saudar o Dia da Batalha do Cuito Cuanavale, uma data histórica que celebra a libertação da África Austral.
A Embaixada de Angola diz, na nota, que a reunião teve três momentos distintos, que visaram promover a importância desta batalha e as suas consequências para o continente africano.
No final da reunião, os participantes fizeram votos mútuos de colaboração e fortalecimento das relações entre Angola e o Zimbabué, em prol do desenvolvimento e da coesão entre os países da SADC.