Do programa de actividades, a que OPAIS teve acesso, refere que o Presidente zambiano, Hakainde Hichilema, manterá um encontro com o chefe de Estado, João Lourenço, e será recebido, no Palácio da Cidade Alta, com honras militares e 21 Salvas de Canhão
A convite do seu homologo angolano, João Lourenço, o Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, inicia, a partir de hoje, uma visita oficial de Estado de 72 horas em Angola, soube OPAIS por via de uma nota de imprensa do ministério das Relações Exteriores, distribuída, ontem, em Luanda.
De acordo com a nota, Hakain- de Hichilema será recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Teté António, e pelo Comité de recepção a ser integrado por altos funcionários dos ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia.
O programa do estadista zambiano prevê uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto e uma deslocação ao Palácio Presidencial da “Cidade Alta”. Será recebido com honras militares e 21 Salvas de Canhão, além de manter um encontro com o Presidente da República, João Lourenço Acto contínuo, as delegações dos dois países vão reunir-se em encontros bilaterais, onde prevê-se a assinatura de vários instrumentos jurídicos, no âmbito do reforço da cooperação entre Angola e a Zâmbia.
Discurso na Assembleia Nacional
Segundo ainda a nota, antes de regressar ao seu país, Hakainde Hichilema vai discursar na Assembleia Nacional e, na sequência, deslocar-se-á à província de Benguela, onde deverá constatar as potencialidades económicas daquela região do sul do país. Angola continua a ser um parceiro estratégico nas relações com a Zâmbia e os dois países partilham uma longa fronteira comum.
De recordar que, em Maio de 2018, o Presidente da República, João Lourenço, efectuou uma visita de Estado a Zâmbia. A visita do Chefe de Estado angolano teve como resultado a assinatura de cinco acordos de cooperação bilateral, totalizando actualmente em 14 instrumentos jurídicos nos mais variados domínios, Dentre os instrumentos destacam-se a assinatura dos acordos de isenção de vistos em todos os passaportes nacionais.