Os dois países, que mantêm relações bilaterais há mais de trinta anos, pretendem agora reforçar a diplomacia parlamentar, bem como impulsionar as trocas comerciais
A República de Angola e a República Bolivariana da Venezuela analisaram, ontem, o estado das relações bilaterais, tendo manifestado a intenção de reforçar a cooperação em diferentes áreas de investimento que podem ajudar a fortalecer as economias de ambos os países.
A informação foi avançada pela embaixadora da República Bolivariana da Venezuela em Angola, Belén Teresa Orsini Pic, no final de uma audiência que lhe foi concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Em declarações à imprensa, a diplomata fez saber que abordou com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, questões ligadas à diplomacia parlamentar e às relações económicas entre a República de Angola e a República Boliviana da Venezuela, tendo analisado a possibilidade de reforçar a diplomacia parlamentar, no sentido de ajudar o processo constitutivo em curso na República Boliviana.
“As relações entre Angola e a Venezuela estão boas em várias áreas de cooperação. Os nossos povos têm em comum a diversidade de minerais, bem como o facto de serem países petroleiros. Falamos com a senhora presidente da Assembleia Nacional sobre a possibilidade de reforço das relações económicas, que começam este ano, esperamos que haja uma boa notícia”, disse.
A responsável sublinhou que o Parlamento venezuelano possui um grupo de amizade parlamentar Venezuela/Angola, e convida nesta senda o Parlamento angolano a acompanhar as eleições que ocorrerão na Venezuela no mês de Maio de 2025.
As relações entre Angola e a Venezuela datam de mais de trinta anos, recebendo um impulso extraordinário a partir da chegada do ex-Presidente Hugo Chávez ao poder, que se localizou como objectivo fundamental da Diplomacia Bolivariana de Paz o fortalecimento da cooperação Sul-Sul e priorizou o relacionamento com os países da “Mãe África”.