O Ministério das Relações Exteriores acolheu, hoje, em Luanda, a primeira reunião do mecanismo de consultas políticas entre a República de Angola e a República Bolivariana da Venezuela.
As delegações, chefiadas pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pelo vice-ministro para África do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, Yuri Pimentel, incidiram sobre o reforço das relações bilaterais entre Angola e a Venezuela.
Segundo o MIREX, a referida reunião visou reavaliar o estado da cooperação nos domínios político-diplomático, económico e comercial, com foco no setor diamantífero.
Nesta sequência, as delegações passaram em revista alguns assuntos de interesse comum e reflectiram sobre as acções que os dois países podem implementar para dinamizar a cooperação bilateral.
No encontro, os chefes das delegações apresentaram igualmente panoramas atualizados sobre os desenvolvimentos político e econômico de seus países.
No plano econômico, as partes reconheceram o potencial dos dois países, ambos produtores de petróleo, sublinhando a importância da criação de sinergias que permitam enfrentar as flutuações do mercado internacional e promover a diversificação das respectivas economias nacionais.
No âmbito da política externa, as delegações trocaram pontos de vista sobre temas regionais, internacionais e multilaterais, com destaque para a presidência angolana na União Africana.
A agenda do encontro contemplou ainda um balanço dos acordos assinados e em vigor, bem como a análise de novas áreas de cooperação.
Importa referir que, no âmbito do reforço da cooperação bilateral em matéria diamantífera, os dois países assinaram dois (2) Memorandos de Entendimento em 2017.