Angola e Rússia alinham parceria formativa sobre cibercriminalidade para magistrados

O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Fernando Pitta Gróz, foi ontem recebido pelo seu homólogo da Rússia, Igor Krasnov, no quadro do reforço da cooperação entre as duas instituições.

O encontro resulta do convite efectuado pelo Procurador-Geral da Federação Russa aquando da realização da Cúpula dos Procuradores-Gerais do G20, ocorrida em Outubro do ano passado, no Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil.

A cibercriminalidade, a criminalidade complexa e a formação de quadros foram os pontos mais visados da agenda, uma realidade que preocupa as duas entidades.

Foi apresentado circunstancialmente o Na leitura da sentença, o juiz presidente do Tribunal da Região Militar Centro, coronel Eurico Pereira, provou o envolvimento do arguido na prática do crime de corrupção passiva, consumado com o recebimento de valores monetários, para alegadamente enquadrar quatro cidadãos nas FAA.

Explicou que o capitão Ivan Pedro Manjanta atentou contra a moral, a administração castrense e contra a organização do Exército, pois incorreu numa acção de enquadramento ilícita e endividada, para os serviços militares.

Disse que este processo ilícito tem que ser combatido para travar o enquadramento de cidadãos com nacionalidades duvidosas e efectivos sem capacidade física exigida, segundo o regulamento do Exército angolano.

Durante a leitura do acórdão, foi absorvido o sub-sargento Domingos Marx Ndala, depois estado evolutivo do cibercrime em Angola e, por conseguinte, ficou a promessa de se fazer um combate conjunto, fruto da disponibilização por parte das autoridades russas de know how e peritos para a formação de magistrados e técnicos da PGR.

Foi, na ocasião, elaborado um programa de trabalho que servirá de base à realização de eventos de interesse mútuo. O Procurador-Geral da Federação Russa convidou Hélder Pitta Gróz a estar presente no 28.° Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, que decorrerá de 18 a 21 de Junho.

Por outro lado, ficou confirmada a recepção do Procurador-Geral russo em Angola para participar de actividade da PGR em alusão aos 50 anos da Independência de Angola.

Exit mobile version