Segundo o documento, o assunto esteve na Mesa durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o homólogo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, David Lammy. As partes analisaram a possibilidade de intensificar as trocas de visitas oficiais ao mais alto nível, com a finalidade de consolidar os laços de amizade e dinamizar os mecanismos de diálogo estratégico.
O encontro entre Téte António e o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, da Commonweath e do Desenvolvimento tratou ainda de questões da paz e segurança na Região dos Grandes Lagos, face aos últimos desenvolvimentos políticos e se segurança que afectam a estabilidade regional.
Na ocasião, mencionou-se a necessidade de reforçar os contactos multilaterais para a promoção da paz, a estabilização dos Estados da região e o combate às ameaças transnacionais, dentre as quais figuram a proliferação de grupos armados. Os dois interlocutores abordaram, também, a actual conjuntura internacional, com especial atenção para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Durante o encontro, analisaram-se, igualmente, as implicações geopolíticas e económicas, bem como o impacto sobre as cadeias de abastecimento e a segurança energética global. Para as duas entidades, o fortalecimento das relações bilaterais os dois países, no âmbito da diplomacia, é visto como um instrumento essencial para a dinamização das relações entre Angola e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.