O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e o Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) assinaram, hoje, um memorando de entendimento que tem como objectivo a estabilização da situação na RDC
O acto de assinatura do acordo, que teve lugar na sede da diplomacia angolana, foi formalizado entre o ministro angolano das Relações Exteriores, embaixador Téte António, e Bintou Keita, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na RDC e Chefe da MONUSCO.
O documento reflecte o compromisso do do Estado angolano em colaborar com os organismos internacionais com o objectivo de restaurar a estabilidade na RDC, proteger a sua integridade territorial e promover a segurança regional.
Por outro lado, o acordo estabelece os termos de cooperação entre as partes para a mitigação de conflitos armados, protecção de civis e a promoção de iniciativas conjuntas no âmbito da segurança.
Na cerimónia deste sábado, o ministro Téte António destacou a relevância do Memorando, afirmando que o mesmo “simboliza o apoio constante que a ONU tem dado aos esforços do Presidente João Lourenço para garantir a estabilidade e a paz na região.
“O diplomata angolano agradeceu, ainda, a cooperação do representante da MONUSCO, Bintou Keita, e reiterou que o documento fortalece a liderança6 angolana no Processo de Luanda e nas outras iniciativas multilaterais de pacificação do continente.
Por sua cê, Bintou Keita, manifestou a sua a confiança de que a parceria entre O pais e a MONUSCO trará benefícios concretos para a região, sobretudo na protecção dos civis e na partilha de inteligência para prevenção de conflitos.
A cerimónia, realizada no Salão Nobre “Paulo Teixeira Jorge” do Ministério, contou com a presença de personalidades de destaque, incluindo a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, e o Secretário de Estado Osvaldo dos Santos Varela, entre outras entidades governamentais e internacionais.