A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, chegou, no final dessa Segunda-feira, a Rabat, para uma visita de cinco dias a convite do Parlamento marroquino, no quadro da cooperação parlamentar entre os dois países
Durante a sua estada em Rabat, Carolina Cerqueira, que se faz acompanhar de uma delegação composta pelos deputados Alcides Sakala, Clarice Caputo e Narciso Benedito, bem como o secretário-geral da Assembleia Nacional, Agostinho Nery, vai testemunhar a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara dos Representantes e a Assembleia Nacional (AN), segundo a agenda, tornada pública pela Angop.
Na agenda consta ainda encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nas- ser Bourita, com o Presidente da Câmara dos Representantes do Reino de Marrocos, Rachid Talbi Alami, com o Presidente da Câmara dos Conselheiros, Naam Miyara e de cortesia com os funcionários da missão diplomática angolana.
Conforme o programa, a delegação parlamentar angolana tem, também, prevista uma visita ao Mausoléu do Rei Mohammed V, uma deslocação a Tanger e visita ao Porto de Tanger Mediterrâneo. As relações entre Marrocos e Angola datam dos anos 60 do século passado.
Recorde-se que, no âmbito da cooperação bilateral, Angola e Marrocos assinaram, em Outubro de 1988, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral Angolano-Marroquina, em Rabat, em Outubro de 1989. A segunda Reunião da Comissão Mista Bilateral entre os dois países teve lugar, em Novembro de 2013, em Luanda. Os dois países cooperam nas áreas da educação, agricultura, comércio, entre outras.