O ministro das Relações Exteriores de Angola, embaixador Téte António, manteve um encontro de trabalho no último sábado, em Antalya, com o seu homólogo da República das Maldivas, Abdulla Khaleel, no âmbito do reforço das relações bilaterais entre os dois países. A reunião teve lugar no Centro de Conferências de Antalya e serviu para as duas delegações trocarem impressões sobre o estado actual da cooperação político- diplomática, económica e comercial entre Angola e as Maldivas
Durante o encontro, o ministro Abdulla Khaleel manifestou o interesse das Maldivas em aprofundar a cooperação com Angola, destacando áreas como o intercâmbio nos sectores da educação, turismo, gestão ambiental e preservação das zonas marinhas.
Segundo o governante, as Maldivas, com vasta experiência no sector do turismo e na gestão de ecossistemas insulares, podem partilhar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Angola. Um dos temas mais importantes abordados foi a energia limpa.
Neste quesito, Abdulla Khaleel sublinhou o potencial existente nos dois países para o desenvolvimento de fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica. Propôs, por isso, a criação de parcerias tecnológicas que permitam a geração e distribuição de energia limpa, com vista à redução da dependência de combustíveis fósseis.