O Presidente da República, João Lourenço, recebeu ontem, em audiência, o enviado especial do seu homólogo Joseph Boakai, que o convidou a realizar uma visita oficial à Libéria nas próximas ocasiões.
Para além do convite, o embaixador da Libéria, Sheikh Al-Moustapha Kouyateh trouxe uma mensagem de irmandade do seu Presidente Joseph Boakai para o Chefe de Estado angolano, manifestando o ensejo da Libéria em fortalecer a cooperação com Angola.
No final da audiência, o embaixador Sheikh Al-Moustapha Kouyateh fez saber que a sua visita à capital angolana, Luanda, visa relembrar que existe um espírito de irmandade entre a República de Angola e a República da Libéria, irmandade esta que vem de longa data, no tempo do saudoso Presidente Agostinho Neto em Angola e do Presidente William na Libéria. “Estamos aqui justamente para reactivar essas relações.
O nosso Presidente encara Angola como um grande país e acredita na liderança e na experiência do Presidente João Lourenço, uma vez que já está no seu segundo mandato, e tem muita experiência em matérias presidenciais”, disse. Sheikh Al-Moustapha Kouyateh enalteceu o esforço do Presidente João Lourenço na pacificação da Região dos Grandes Lagos.
“Ele é o campeão da paz a nível da União Africana, nós temos muito o que aprender com Angola, até porque muitos dos nossos quadros, nos momentos difíceis, passaram por cá”, avançou.
O embaixador sublinhou que a Libéria pretende alargar a cooperação com Angola para os sectores da agricultura, economia, diplomacia e outras áreas do conhecimento, lembrando que Angola conseguiu avanços em vários sectores e que a sua experiência será uma mais-valia para o Presidente do seu país, eleito recentemente.
Angola e a Libéria assinaram, em Setembro de 2011, o Acordo Geral de Cooperação nos domínios Económico, Comercial, Técnico, Científico e Cultural e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Mecanismo de Consultas Políticas.