Um Acordo de Troca de Notas referente à nova concessão, não reembolsável no domínio dos recursos minerais, foi assinado esta terça-feira, em Luanda, pelos governos de Angola e do Japão.
Trata-se de uma doação do Executivo nipónico a Angola que visa alavancar e dinamizar a implementação dos projectos e programas do sector mineiro no país.
Foram signatários do referido instrumento jurídico, pela parte angolana, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, e pelo embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru.
Na ocasião, Domingos Vieira Lopes sublinhou que o montante está estimado em três milhões de dólares norte-americanos para apoio a diversos programas e projectos do Instituto Geológico de Angola, do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).
Sublinhou que as trocas de notas é uma formalidade muito utilizada na diplomacia para confirmar a concretização de acordos de cooperação e, neste caso, incide no fornecimento de material específico para desenvolver a sua actividade a preceito.
Realçou que a cooperação com o Japão tem versado em apoios em outros domínios, desde a agricultura e energia e águas, telecomunicações, bem como em assistência técnica.
Destacou, o já assinado, o acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos que a seu tempo vai permitir uma maior entrada de investidores japoneses em Angola e, quiçá, de angolanos no Japão.
Já o embaixador japonês, Suzuki Toru, disse que este acordo proporcionará ao instituto vários equipamentos de análises com sensores modernos que deverão ser utilizados em estudos geológicos em todo território nacional.
Acrescentou que o Japão tem contribuído para o desenvolvimento socioeconómico de Angola, fornecendo assistência financeira para desminagem e equipamento médico, principalmente.