Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, as duas entidades aproveitaram o momento para avaliar o estado da cooperação bilateral, sobretudo, no que toca aos aspectos político-diplomático, económico, comercial e social.
Na ocasião, o ministro Teté António ressaltou que o Executivo angolano reconhece o papel que a Índia tem desempenhado para o desenvolvimento económico de Angola nas diferentes áreas de cooperação já existentes.
Por sua vez, o embaixador Vidhu P. Nair disse que a Índia quer ver implementada a sua cooperação na área da tecnologia digital, ferramenta que considerou fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades.
A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, mantém uma cooperação considerada de “extremamente cordial”.
É o terceiro maior parceiro comercial de Angola, partilhando cerca de 10% do comércio externo, principalmente por conta da compra de petróleo bruto e a granel.
Desde 2021 que o comércio bilateral tem sido crescente, atingindo a cifra dos 3,2 mil milhões de dólares, com um aumento nas exportações indianas para Angola avaliadas em USD 452 milhões.