A reunião, que teve lugar no edifício sede da diplomacia angolana, no centro de Luanda, acontece no contexto do início da histórica visita de Estado do Presidente norte-americano, Joseph Robinette Biden, a Angola.
O encontro, que contou com a presença de diplomatas de alto nível, como os embaixadores Felisberto Martins, director para a América do Ministério das Relações Exteriores de Angola, e James Story, encarregado de Negócios da embaixada dos EUA em Angola, abordou questões estruturantes relacionadas ao fortalecimento da cooperação bilateral e ao aumento dos investimentos norte-americanos em território angolano.
Entre os temas em destaque, discutise a busca de soluções pacíficas para conflitos regionais, com especial foco nos esforços contínuos para estabilizar o leste da República Democrática do Congo (RDC).
Os participantes sublinharam o papel de liderança do Presidente angolano, João Lourenço, reconhecido como Campeão para a Paz e Reconciliação em África, devido à sua actuação na mediação de conflitos no continente.
A embaixadora Molly Phee destacou a “importante contribuição de Angola na promoção da paz e segurança em África”, mostrando- se profundamente emocionada com o compromisso diplomático do país.
Além disso, reforçou a intenção dos Estados Unidos de alargar a parceria estratégica com Angola, sobretudo nos sectores da energia, agricultura e infra-estrutura, essenciais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico.
Como líder da política norte-americana para África, a subsecretária Molly Phee desempenha um papel fundamental na construção de parcerias que promovem o desenvolvimento económico, os direitos humanos e a democracia no continente.
A agenda de 72 horas do Presidente Joe Biden em Angola inclui reuniões de alto nível com líderes angolanos e empresários, além de visitas a projectos emblemáticos financiados por empresas norte- americanas, reafirmando o compromisso dos EUA com o progresso e a estabilidade na região.