Uma delegação do Congresso norte-americano, que se encontra em Angola no âmbito da visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, foi ontem recebida pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, acompanhada por membros das diferentes representações políticas com assento parlamentar.
Na oportunidade, as delegações dos dois países abordaram o reforço da cooperação interparlamentar e comprometeram-se a dinamizar o Grupo Nacional de Amizade Angola- Estados Unidos da América.
Os parlamentares americanos, que elogiaram os progressos assinalados pelo nosso país, recomendaram a aprovação de três leis fundamentais para o processo democrático nacional, a implementação das autarquias locais, a lei da segurança nacional e da criminalização de actos de vandalismo.
Por sua vez, os deputados angolanos informaram que as preocupações apresentadas já foram cauteladas pela Assembleia Nacional e estão em pauta para aprovação o mais breve possível.
Compromisso com a Paz mundial
O presidente da Assembleia Nacional deu a conhecer a organização e funcionamento do órgão legislativo angolano, com 39% de representatividade feminina e com uma faixa etária predominantemente jovem, com uma média de 50 anos de idade.
Falou também sobre a participação da Assembleia Nacional em várias organizações regionais e internacionais, como o Fórum Parlamentar da SADC, o Fórum Parlamentar da CIRGL, a UIP, os Parlamentos da Francofonia, entre outros. Carolina Cerqueira reafirmou, na ocasião, o compro- misso de Angola com a promoção e preservação da paz mundial.