A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola realizou ontem, em Luanda, a feira de oportunidades entre os dois Estados, Angola e Estados Unidos da América, em que estiveram representadas as várias empresas norteamericanas que se encontram a investir em Angola.
Angola tornou-se um parceiro estratégico para os Estados Unidos da América nos últimos tempos, com mais de setenta empresas norte-americanas a investirem, actualmente, no território angolano nas mais diversas áreas.
O evento, que serviu de intercâmbio para vários estudantes e empresários angolanos, foi prestigiado pelo embaixador e encarregado de negócios dos Estados Unidos da América, James Story, que assumiu, recentemente, a Missão Diplomática dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe, em consequência da partida do ex-embaixador Tulinabo Mushingi, que findou o mandato com a sua reforma.
James Story confirmou, na ocasião, a visita do Presidente dos EUA, Joe Biden, à República de Angola, que acontece dentro de duas semanas. “Em duas semanas estará chegando o Presidente dos Estados Unidos da América, uma visita histórica a Angola.
Eu acho que vamos mostrar com essa visita as possibilidades que temos entre Estados Unidos e Angola, e nossa missão como Embaixada dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe é construir pontes e oportunidades entre os povos.
Angola é um parceiro importante, e estamos a fazer um investimento grande aqui”, disse. Os dois países relançaram a cooperação nos últimos tempos e, para além do imponente Corredor do Lobito, há um leque de investimentos que os EUA estão a fazer em Angola, nomeadamente no sector da aviação, energias verdes e a formação do capital humano.
Existe também a parceria entre os dois países no sector da saúde, concretamente no programa de combate à malária e ao VIH/SIDA.
Presidente João Lourenço em conversa com Joe Biden na Sede do G20
O Presidente da República, João Lourenço, manteve ontem, no Rio de Janeiro, uma conversa com o Presidente dos Estados da América, Joe Biden. O encontro aconteceu no local em que decorre a cimeira do G20, reafirmando-se a vinda de Joe Biden à República de Angola.
Audiências
Na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, onde se encontrava a participar nos trabalhos da reunião de cúpula do Grupo dos 20 países mais industrializados do mundo, o Presidente da República, João Lourenço, reservou tempo para desenvolver actividade diplomática paralela, recebendo em audiência personalidades do mundo da política, da ciência e cultura, da alta finança e da indústria farmacêutica.
Deste último sector (produção de medicamentos), o Chefe de Estado trabalhou com o CEO do Grupo Industrial Farmacéutico EMS, Carlos Eduardo Sánchez, sobre a possibilidade de estender os seus negócios a Angola.
Ainda em terras do “samba”, o Presidente da República aproveitou a ocasião para receber o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, a directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e ainda o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.