O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve na noite desta quarta-feira, 19, uma conversa telefónica com o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Marco Rubio, sendo este foi o primeiro contacto oficial entre os dois chefes da diplomacia desde a nomeação de Rubio para o cargo, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais entre os dois países
O diálogo centrou-se em temas de interesse comum, tanto a nível bilateral como regional e multilateral, com o objectivo de consolidar e aprofundar os laços entre Angola e os Estados Unidos, que têm registado progressos significativos nos últimos anos.
Foco na crise na região dos Grandes Lagos
No plano regional, as duas autoridades discutiram a instabilidade ainda existente no leste da República Democrática do Congo (RDC), onde o conflito entre a RDC e o Ruanda continua a ameaçar a paz e a segurança na região dos Grandes Lagos. Ambos destacaram a necessidade de se reforçar os esforços diplomáticos e adoptar medidas concretas para o alcance de uma solução sustentável para a crise.
O Secretário de Estado norte-americano reconheceu o papel fundamental de Angola na mediação dos conflitos na região e reiterou o apoio do Governo dos Estados Unidos à liderança angolana na busca da paz na RDC. Este reconhecimento sublinha o crescente papel de Angola como um actor-chave na estabilização da África Central.
Intensificação da cooperação diplomática
Como resultado do diálogo, as duas autoridades comprometeram-se a intensificar a cooperação diplomática entre os dois países, com o objectivo de fortalecer a coordenação no quadro dos mecanismos internacionais e regionais de resolução de conflitos.