Os Presidentes João Lourenço, de Angola, e Abdel Fatah Al-Sisi, do Egipto, defenderam, esta terça-feira, no Cairo a necessidade de se imprimir uma dinâmica diferente às relações de cooperação entre os dois países.
Em declarações feitas logo após à cerimónia de assinatura de dois memorandos sobre telecomunicações e obras públicas, os dois Estadistas lembraram que já lá vão muitas décadas de relações formais (em 2026 completam-se 50 anos) mas isso não está reflectido no nível do que se construiu em resultado desse vínculo.
O Presidente Al-Sisi apontou áreas para as quais será preciso virar as atenções no desenvolvimento da cooperação bilateral, como a saúde, o turismo, a segurança e a luta contra a corrupção, entre várias outras.
Por seu lado, o Presidente João Lourenço indicou também sectores onde a conexão no eixo Cairo-Luanda pode também ser reforçada, mencionando especificamente a indústria farmacêutica, a produção de vacinas, a defesa e segurança, o combate ao terrorismo, entre outros.
Fonte; JA