O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), Francisco José da Cruz efectuou, ontem, com o seu homólogo do Burundi, consultas políticas no quadro da cooperação bilateral entre os dois países.
Um comunicado de imprensa, a que OPAIS teve acesso, refere que o encontro entre Francisco José da Cruz e o homólogo Willy Nyamitwe, que decorreu nas instalações da missão diplomática angolana em Adis Abeba, serviu para ambos analisarem o quadro da cooperação bilateral e perspectivar o seu reforço nos próximos tempos.
Na ocasião, os dois governantes concordaram com a necessidade de reforçarem e alargarem as históricas e excelentes relações existentes entre os dois Estados o mais brevemente possível, visando a geração de benefícios tangíveis recíprocos, a partir das oportunidades disponíveis em ambos os países.
Francisco da Cruz e Willy Nyamitwe abordaram ainda o processo de reformas a nível da União Africana (UA) e apreciaram os resultados da recém-realizada 45ª Sessão do Comité de Representantes Permanentes (COREP), constituído pelos embaixadores acreditados junto desta organização continental. A referida reunião do COREP antecede a 42ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo, o órgão ministerial da UA, prevista para os dias 15 e 16 deste mês, que por sua vez criará as condições para a realização da 36ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo.
A cimeira, marcada para os dias 18 e 19, deverá analisar e aprovar os relatórios estratégicos sobre a União Africana, designadamente sobre paz e segurança, integração regional, políticas económicas, financeiras, sociais e de energia, assim como assuntos temáticos específicos. Espera-se que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto campeão para a Paz e Reconciliação em África, apresente o seu primeiro relatório no decurso da próxima Assembleia de Chefes de Estado e de Governo.