Angola e a Austrália avaliaram, ontem, o aprofundamento das relações políticas, diplomáticas e comerciais, além de se debruçarem sobre aspectos ligados à agenda regional e internacional.
A avaliação foi feita durante uma conserva telefónica entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália, Timothy Graham Watts.
Durante o contacto telefónico entre Luanda e Camberra, as duas entidades trocaram pontos de vista sobre desafios geoestratégicos, assim como analisaram aspectos relacionados com o compromisso de um envolvimento mais próximo com os países africanos.
Na ocasião, Timothy Graham Watts, disse que o Governo australiano acolheu com satisfação a decisão das autoridades angolanas de abertura de uma representação diplomática em Camberra, tendo para o efeito sido nomeado o embaixador António Luvualu de Carvalho.
A Austrália coopera com Angola nas áreas da exploração petrolífera e de diamantes, onde prevê incrementar investimentos através das empresas que operam em Angola.