Angola está oficialmente convidada a participar da 23.ª edição do Africa Down Under (ADU), que tem lugar entre os dias 3 e 5 de Setembro do presente ano, no Centro de Conferências Pan Pacific, em Perth, Austrália.
O evento é considerado o principal fórum para o fortalecimento das relações empresariais e gover- namentais entre a Austrália e os países africanos, voltado, sobretudo, para os sectores da mineração e energia.
O convite foi entregue ao embaixador angolano na Comunidade da Austrália, António Luvualu de Carvalho, por Jeff Hart, representante do Grupo Paydirt Media, organizador do evento. A entrega aconteceu na última sexta-feira, 28, durante uma audiência na Embaixada de Angola em Camberra.
Durante o encontro, Jeff Hart destacou a importância do ADU, que inicialmente tinha sido criado como forma de aumentar a conscientização sobre os interesses australianos no sector mineiro em África e que, ao longo dos anos, tornou-se o maior evento de mineração com foco no continente africano realizado fora da África.
Nas suas edições anuais, o evento reúne entre 3 mil e 5 mil participantes de alto nível, incluindo vários líderes governamentais e empresariais. A edição de 2025 do ADU pretende manter o seu formato tradicional, com conferências, reu- niões presenciais e oportunidades de networking.
Lembrar que Angola já esteve representada em edições anteriores do evento, tanto ao nível ministerial quanto empresarial, e a organização do evento diz ter grandes expectativas quanto à participação do país desta vez.
De acordo com Jeff Hart, a Austrália acompanha de perto o crescimento do sector mineiro angolano, onde várias empresas já actuam e outras manifestam o interesse em estabelecer-se. O Africa Down Under acontece como parte da “Semana de África” na Austrália, período em que são promovidos vários eventos relacionados à pesquisa, educação, infra-estrutura, desenvolvimento sustentável e energia, para além de actividades culturais e sociais.