Sob o lema “Construindo resiliência ao nível local para responder aos choques e desafios do desenvolvimento inclusivo e sustentável”, o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, está a participar até ao próximo dia 17, da Conferência sobre Governação Local da Commonwealth, que decorre em Kigali, Rwanda.
À margem do evento, o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, tem previsto encontros de cortesia com várias entidades, na capital ruandesa, entre os quais com o seu homólogo Jean Claude Musabyimana, ministro do Governo Local do Rwanda, para avaliação do quadro das relações e perspectivar a cooperação entre os dois sectores no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado no domínio da Administração Local.
Consta ainda da intensa agenda de Dionísio Manuel da Fonseca encontro de cortesia com o Rev. Mpho Moruakgomo, presidente da CLGF, visita ao Governo da Cidade de Kigali, para abordar questões sobre eleições autárquicas; informações sobre o funcionamento da governação local e gestão de cidades; transferências e competências da administração central para administração local.
A conferência de alto nível realiza-se de dois em dois anos, é uma plataforma para trocas de experiências sobre políticas de desenvolvimento em África e em toda Commonwealth. Commonwealth of Nations, ou simplesmente the Commonwealth, originalmente criada como Comunidade Britânica de Nações (em inglês: British Commonwealth of Nations), é uma organização intergover- namental composta por 56 países membros independentes.