Angola comemora a Semana Mundial do Espaço (SME), aberta oficialmente, ontem, com foco no incentivo ao empreendedorismo na área espacial, conforme um comunicado de imprensa, distribuído, na ocasião, em Luanda, a que OPAIS teve acesso
Segundo o documento, a semana, que decorrerá até ao dia 10 deste mês, coincide com a aproximação do dia 12 de Outubro, data do primeiro aniversário do lançamento do satélite ANGOSAT-2. Durante os dias, lê-se na nota, vão decorrer, em todo o país, diversas actividades em alinhamento com o Eixo 2 da Estratégia Espacial Nacional, onde está incluída a capacitação e promoção, com destaque para os feitos do país no sector espacial para se alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Refere ainda o documento que o programa de celebração da Semana Mundial do Espaço vai incluir palestras e seminários com prelectores nacionais e das principais agências espaciais como a NASA, ROSCOSMOS e ESA.
Fará igualmente parte das celebrações a realização de startups de diferentes países a fim de apresentarem as diversas formas de empreender no sector e sessões de empreendedorismo com a apresentação de projectos que utilizam tecnologia espacial voltada para pequenas e médias empresas que irão dinamizar o sector no país, com provedores de Internet. “O objectivo é auxiliar na massificação do uso de Internet ao nível do país, além de criar oportunidades e negócios entre startups nacionais e internacionais no sector espacial, com destaque para projectos ligados à observação da terra”, lê-se no documento.
A nota destaca também que, durante a semana, haverá vários depoimentos de como parceiros nacionais estão a usar o ANGOSAT-2 e as aplicações espaciais ligadas ao Programa Espacial Nacional. Outrossim, o documento refere que no dia 10 de Outubro, o acto central de balanço e encerramento da Semana Mundial do Espaço será presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, que apresentará a ferramenta PENODS que vem dar suporte ao monitoramento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável com recurso ao Programa Espacial Nacional.
Participação activa
De referir que, pelo sexto ano consecutivo, Angola participa na Semana Mundial do Espaço. A participação nesta actividade internacional tem contribuído para promover e acelerar a implementação dos cinco pilares da Estratégia Espacial Nacional, nomeada- mente desenvolvimento de uma infraestrutura espacial, capacitação e promoção do sector espacial, crescimento da indústria e tecnologias espaciais, afirmação internacional do Estado angolano no domínio espacial e a criação interna de estruturas organizativas que assegurem a prossecução dos objectivos pretendidos.