O Conselho Corporativo sobre a África (CCA) anunciou recentemente, de acordo com uma nota a que OPAÍS teve acesso, que a República de Angola sediará a 17.ª Cúpula de Negócios EUA-África em 2025, na sua cidade capital, Luanda
A Cúpula de Negócios, referente à próxima edição em 2025, resulta de uma reunião de liderança entre o Presidente da República de Angola, João Lourenço, e do CCA, realizada durante o evento anterior ocorrido durante o mês de Maio de 2024 em Dallas, Texas.
Assim, no prosseguimento do cumprimento deste acto, foi já assinado um Memorando de Entendimento (MOA) em que foram signatários o embaixador de Angola nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnem, e a presidente e CEO da CCA, Florizelle (Florie) Liser, marcando oficialmente o intercâmbio.
A Cúpula de 2025 marca um marco significativo, pois Angola celebra o 50.º aniversário da sua independência nacional e assume a Presidência da União Africana (UA).
Assim, coorganizar e sediar a Cúpula de Negócios EUA-África durante um ano tão importante reforça o firme compromisso de Angola em promover uma nova fase, bem como fortalecer os laços económicos entre a África e os Estados Unidos.
“A escolha de Angola como país anfitrião é um testemunho de seu notável progresso e potencial como um jogador-chave na economia africana.
A Cúpula destacará as diversas indústrias de Angola, mas terá um foco continental, realçando oportunidades de negócios e investimento em todo o continente africano numa variedade de sectores, desde energia e infra-estrutura até agricultura e tecnologia, economia criativa, manufactura, economia digital e saúde”, lê-se no documento.
“Estamos encantados em trazer a Cúpula de Negócios EUA-África para Angola no verão de 2025”, disse Florie Liser, presidente e CEO do Conselho Corporativo sobre a África.
“A Cúpula deste ano promete ser um evento marcante, destacando não apenas o potencial económico de Angola e sua importância estratégica como líder na África, mas também reconhecendo a crescente importância do continente africano como parceiro estratégico económico, comercial e de negócios do governo dos EUA e do sector privado”.
A Cúpula de 2025 será uma oportunidade crucial para identificar soluções eficazes e sustentáveis para diversificar a economia africana e aumentar o comércio, o investimento e os negócios em sectores com alto impacto na vida das pessoas, empresas, trabalhadores e consumidores africanos e americanos.
A Cúpula de Negócios EUA-África é reconhecida como uma das plataformas de negócios mais importantes que reúne anualmente Chefes de Estado africanos e Ministros-chave, funcionários do gabinete dos EUA e chefes de grandes agências, além de CEOs e executivos seniores de empresas dos EUA e da África para promover o investimento, o comércio e a colaboração comercial.