O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra no país, depois de ter participado, como convidado, na décima nona Cimeira do G20, o grupo das nações mais industrializadas do mundo, que decorreu no Rio de Janeiro, Brasil.
No referido evento, que decorreu de 18 a 19 de Novembro, o Chefe de Estado angolano apresentou a visão de Angola relativamente aos principais temas que têm suscitado grandes debates a nível global, como o combate à fome e à pobreza, a inclusão social, as alterações climáticas, entre outros.
Por esta ocasião, os líderes do G20 comprometeram-se com acções concretas em áreas ligadas às mudanças climáticas, reformas de instituições multilaterais e justiça social.
O ministro angolano das Relações Exteriores, Teté António, explicou à imprensa angolana que os objectivos definidos foram alcançados.
“O primeiro objectivo é a participação na própria Cimeira. Nós fizemos passar a mensagem sobre a perspectiva, mas também sobretudo sobre aquilo que estamos a fazer.
O segundo objectivo tem a ver com o próprio país anfitrião, Brasil, que está historicamente ligado à República de Angola e com o qual nós gostaríamos de continuar a aprofundar a relação”, disse.
A Cúpula do G20 reforçou também a importância de alianças globais para enfrentar desafios relacionados às desigualdades sociais, crises humanitárias e instabilidade económica.
“Isso significa que os Estados têm também um dever de protecção dessas camadas sociais, e isto tem de ser uma conjugação de esforços para chegarmos a esses objectivos”, avançou o ministro Teté António.
Angola na presidência da União Africana
Angola vai assumir, em 2025, a presidência da União Africana (UA), e seu mandato será marcado por acordos que defendam a reforma de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Branco Mundial e a ONU.
Angola vai procurar inserir, durante a sua liderança, maior representatividade do Sul global nos processos de decisão, assuntos que estarão em destaque na próxima Cúpula do G20.
Presidência da África do Sul
No decorrer da décima nona Cimeira do G20 que findou no Brasil, a África do Sul assumiu, oficialmente, a presidência dessa organização, tornando-se no primeiro país africano a liderar o grupo, e vai sediar a próxima reunião da Cúpula em 2025. Segundo o ministro Teté António, a África do Sul já determinou o foco da sua presidência.
O diplomata angolano referiu que, no sector económico, aquele país africano vai procurar trabalhar para mais inclusão económica, incluindo as questões ambientais. Sublinhou que o segundo foco da sua presidência estará voltado para a segurança alimentar.