A ex-presidente da Federação Angolana de Ginástica, Elsa Pitra, foi esta semana nomeada ao cargo de presidente da Comissão para o Desenvolvimento da Ginástica na União Africana.
Em declarações à Rádio 5, Elsa Pitra, que auxilia Auzílio Jacob na presidência da Mesa da Assembleia da Federação Angolana da modalidade, referiu ser esta uma indicação importante, tendo em conta as ambições da modalidade.
“A ginástica nacional tem estado no auge das conquistas a nível de África e do mundo. Apesar das muitas dificuldades em termos de infra-estruturas, falta de pavilhões com os padrões exigidos, os nossos atletas estão sempre no pódio e regressam das provas africanas com medalhas ao peito. Este facto motivou a União Africana para a minha nomeação”, explica.
Elsa Pitra acredita que a entrada na União Africana vai trazer benefícios para a ginástica nacional. “Queremos que a modalidade cresça e vamos apelar aos apoios da UAG. A nossa ginástica pode ir mais longe, se houver um investimento. Portanto, vamos levar à mesa os assuntos que devem ser mudados, como o caso da África ter apenas uma vaga nos Jogos Olímpicos”, disse.