A criação de um novo objectivo financeiro colectivo para os países em desenvolvimento marcou, ontem, mais um dia de trabalhos na COP 29, que decorre desde o dia 11 de Novembro, em Baku, Azerbaijão.
Em mais um dia de intensos debates, os representantes dos países em desenvolvimento defenderam a mobilização de recursos para ajudar o planeta face à crise climática, e exigem responsabilidade e acção imediata das nações mais ricas.
Os países em desenvolvimento estão, actualmente, em busca de maior suporte de nações ricas para suportar projectos de mitigação e adaptação climática.
As propostas chegam a valores de até um trilião de dólares anualmente, porém, muitos países desenvolvidos têm resistido as essas cifras.
Angola apresenta principais planos estratégicos
A delegação angolana participa do evento com uma vasta delegação ministerial, encabeçada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
No seu pavilhão, Angola apresentou ontem temas como o Capital Humano, Crianças e Jovens, Saúde e Educação, onde o Ministério da Saúde de Angola apresentou a abordagem sobre as alterações climáticas e o seu impacto na saúde pública em Angola.
Ainda ontem, a UNICEF Angola apresentou o Plano de Acção com os Jovens sobre Clima e o Voluntariado e o Programa de Escolas Verdes.
O dia de hoje está reservado para a delegação angolana a apresentação de temas como a Alimentação, Agricultura e Água, no qual o Ministério do Ambiente vai apresentar a situação hidrográfica de Angola, empoderamento económico das mulheres, agricultura de conservação e o ambiente, soluções baseadas na natureza, “soluções comunitárias de água e energias renováveis no Sul de Angola, ao passo que o Ministério da Energia e Aguas vai apresentar o Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA) ‘aumento da resiliência no Sul de Angola’.
O dia de amanhã estará reservado ao urbanismo e transportes. As questões ligadas ao clima estão entre os principais temas que estão a ser debatidos na COP29, que decorre de 11 a 22 de Novembro em Baku, Azerbaijão.