Angola acolhe, em 2024, o Encontro das Comissões Nacionais de África para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), informou, essa Terça-feira, em Paris, França, o representante da Comissão Nacional neste organismo internacional, Alexandre Costa.
De acordo com uma nota enviada à ANGOP, Alexandre Costa discursava no encontro das Comissões Nacionais para a UNESCO, que decorre desde Segunda-feira. Na ocasião, Alexandre Costa informou sobre o estado avançado de preparação da reunião agendada para os dias 19 a 21 de Junho de 2024.
O evento deverá contar com representantes de Comissões Nacionais de diversos países africanos, para discutir questões cruciais relacionadas à educação, cultura e ciência, promovendo assim a cooperação regional e a realização dos objectivos da UNESCO.
“O encontro das Comissões Nacionais para a UNESCO continua a desempenhar um papel vital no fortalecimento das relações internacionais e na promoção da paz, da cultura e do conhecimento em todo o mundo”, disse o diplomata.
A UNESCO é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/ humanas e comunicações/informação. A sua principal missão é reduzir o analfabetismo no mundo.
Para isso, financia a formação de professores, uma das suas actividades mais antigas, e a criação de escolas em regiões de refugiados. Na área de ciência e tecnologia, promove pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais.
Outros programas importantes são a protecção dos patrimónios culturais e naturais, além do desenvolvimento dos meios de comunicação.
A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimónios históricos da humanidade, com actuação em 112 países.