A situação de conflito que o leste da República Democrática do Congo (RDC) ainda ressente é o mote da próxima cimeira extraordinária da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que Angola acolhe Sábado, 4, sob orientação do presidente rotativo da organização, João Lourenço.
A decisão foi tomada ontem numa reunião em formato virtual a que presidiu o chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, na sua qualidade de presidente em exercício da SADC.
A República Democrática do Congo enfrenta desafios de segurança na sua região leste, há vários anos, e em Dezembro próximo realizará eleições gerais.
Estes são dois temas cruciais que os Estados da sub-região agrupados na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral pretendem abordar com a pertinência e a sensibilidade que suscitam.
Angola assumiu a presidência rotativa da SADC, durante a 43.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da região em Agosto, em Luanda, que teve como lema ‘capital humano e financeiro: os principais motores para a industrialização sustentável na região da SADC’.