À semelhança do que ocorre em todo o território nacional, o agregado familiar do Presidente da República, João Lourenço, passou a contar desde ontem, início da operação censitária, das estatísticas do Censo Geral da População e Habitação
O casal presidencial (Presidente João Lourenço e esposa, Primeira-Dama Ana Dias Lourenço) foi recenseado ontem, 19 de Setembro, às 10 horas, na sua residência familiar, apurou OPAÍS da página oficial da Presidência da República, na rede social Facebook.
De igual modo, a equipa de recenseadores procedeu ao registo do agregado familiar do cidadão António Costa Júnior, que, com a esposa, respondeu ao questionário.
Trata-se do agregado familiar da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, acompanhada da família, que foi registado esta quinta- feira, 19, em Luanda, no quadro do processo do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), iniciado na madrugada do mesmo dia, em todo país.
A equipa de recenseadores levou perto de uma hora na residência de Esperança da Costa, tendo no final do processo feito a aposição do “selo branco do censo 2024” no portão principal da residência da Vice-Presidente, sita na Cidade Alta, para sinalizar que o censo já foi feito junto daquela família.
Em companhia do esposo, Esperança da Costa despediu-se dos agentes censitários à porta de sua casa, após o registo do agregado familiar do cidadão António José da Costa Júnior, que, com a esposa, respondeu a todo o questionário, sem reservas.
De referir que demais entidades ligadas aos órgãos de soberania, designadamente dos poderes Executivo, Judicial e Legislativo estão já de igual modo cadastrados pelo Instituto Nacional de Estatística, e reiteram o apelo à população à adesão no processo, uma vez que as políticas públicas ficarão melhor equacionadas quando se tiver o draft de quantos somos, onde estamos e como vivemos, de modo que se garantam o bem- estar a nível de todos os sectores.
Angola realiza pela segunda vez o censo populacional e habitacional, depois de o ter feito há dez anos, tendo os resultados, à data do momento censitário, 16 de Maio de 2014, cifrado em 25 milhões 789 mil 024 pessoas, sendo residentes na área urbana 63% e na área rural 37%.
A maioria populacional eram as mulheres, 13 milhões 289 mil 983, correspondente a 52% do total, enquanto a população masculina era de 12 milhões 499 mil 041, representando 48% do total da população.