A cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, acolhe hoje, quarta-feira, o acto central do Dia do Antigo Combatente e Veteranos da Pátria, a ser orientado pelo secretário de Estado do pelouro, Domingos Tchikanha.
De acordo com o programa a que a ANGOP teve acesso, a celebração da efeméride inclui, para além de um acto político, deposição de coroas de flores ao túmulo do general Txizainga, visitas ao centro de ofício construído para os filiados, posto médico no bairro Luavur, destinado ao atendimento exclusivo aos Antigos Combatentes e seus dependentes.
O acto político, a decorrer no Cine Chicapa, será marcado com mensagens da Fede- ração dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e momentos culturais. O Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na Lunda-Sul controla três mil e 333 membros.
O 15 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria para homenagear e dignificar os heróis da luta de libertação nacional e defesa do país. O objectivo da data é reconhecer a contribuição dos antigos combatentes e veteranos da pátria na luta de libertação nacional. O Estado angola- no tem o compromisso de garantir a dignidade e os direi- tos destes cidadãos.