O evento reuniu altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), prelectores de diversos departamentos ministeriais, além de membros do corpo docente e discentes desta academia diplomática.
Os distintos palestrantes abordaram temas de grande relevância, tais como “Serviços Consulares e Direitos dos Angolanos no Exterior – Desafios e Oportunidades” (MINJUSDH), “Ética na Administração Pública – Participação Cívica das Comunidades Angolanas na Diáspora” (IGAE), “Os Fluxos Migratórios – Desafios Actuais, Nacionalidade e Segurança Nacional” (SME) e “Segurança de Informação” (ENDE).
A sessão de abertura foi conduzida pelo embaixador João Baptista da Costa, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, e contou com a intervenção da embaixadora Maria Filomena do Rosário Neto António, directora-geral do ICAESC.
Desde a sua criação, o ICAESC tem desempenhado um papel essencial na protecção e apoio aos angolanos no exterior, oferecendo uma rede de serviços, segurança e um ponto de apoio em terras estrangeiras.
A presença e o apoio do Estado angolano são visíveis em quase todos os cantos do mundo, representado por 60 Missões Diplomáticas, 10 Representações Permanentes, 26 Missões Consulares, 1 Consulado Honorário e seis Repartições Consulares, além dos centros SIAC’s em Talatona, Kalawenda, Cacuaco, Benguela e Huambo.
O Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) foi oficialmente criado a 17 de Junho de 2022, pelo Decreto Presidencial n.°159/22, assinado pelo Presidente da República, João Lourenço.
Este decreto conferiu ao ICAESC o estatuto de Instituto Público, tutelado pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX), com a missão de implementar as políticas do Executivo angolano direccionadas aos cidadãos angolanos na diáspora.
As comemorações do segundo aniversário do ICAESC não só destacaram os sucessos alcançados nos últimos dois anos, mas também reforçaram o compromisso contínuo do Estado angolano em proteger e apoiar os seus cidadãos em todo o mundo.