O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, procedeu hoje, sexta-feira,11, no Lobito, Benguela, à abertura da semana do desenvolvimento local, surgindo numa altura em que está em vigor, desde o princípio do ano, a Nova Divisão Político-administrativa em Angola.
Neste ano, a semana do desenvolvimento local vai ser realizada num contexto diferente, em virtude de o país estar a celebrar 50 anos de independência – admitem as autoridades. O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, observa que, para além da dipanda, a semana do desenvolvimento local tem outro «sabor especial», pelo facto de João Lourenço estar a assumir a presidência rotativa da União Africana. «Por essa razão, tomamos a decisão de propor à Sua Excelência senhor Presidente a semana do desenvolvimento local. Proposta esta que foi rapidamente aceite(…) e isso nos traz cá», garante.
Ao longo da aludida semana, vão ser realizadas uma série de actividades, de entre as quais a Feira e Fórum dos Municípios e Cidades de Angola e a segunda edição do «Prémio Melhor Município». Intervindo na cerimónia, o governador de Benguela, Manues Nunes Júnior, afirmou que o certame se realiza pela primeira vez em Benguela, desde que a Nova Divisão Político-administrativa entrou em vigor, ao abrigo da qual, para a província que dirige, resultou na criação de mais 13 municípios.
O governante, que agradece ao Presidente da República, João Lourenço, ter escolhido Benguela para acolher importantes actividades, manifesta-se confiante de que essas actividades circunscritas vão permitir grandes visitas de homens de negócios. De sorte que tenha projectado a realização de grandes parcerias entre empresários.
«O Governo de Benguela tudo fará para que seja coroado de maior sucesso », assegura.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela