Assim, considerando que a Constituição da República de Angola consagra o Conselho da República como órgão colegial consultivo do Chefe de Estado, havendo necessidade de se adequar a composição do Conselho da República por existir uma vacatura, o Presidente da República decretou a designação de membro do Conselho da República, Abel Epalanga Chivukuvuku.
O novo membro do Conselho da República é presidente do mais recente partido PRA JA – Servir Angola. É dissidente da UNITA, onde militou de 1974 a 2012, altura em que assumiu a liderança da CASA-CE, uma coligação de partidos políticos que concorreu às eleições daquele mesmo ano, tendo permanecido lá até 2019.
Presentemente, é deputado à Assembleia Nacional pelo grupo parlamentar da UNITA na sequência de um acordo sem respaldo legal denominado Frente Patriótica Unida (FPU), de que igualmente é integrante o partido Bloco Democrático.
O Conselho da República é um órgão colegial consultivo do Chefe de Estado, do qual fazem parte a Vice-Presidente da República, a Presidente da Assembleia Nacional, o Procurador-Geral da República, os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar, a vice-presidente do MPLA e entidades da sociedade civil.