O Presidente da República reiterou hoje, sábado, 13, em declarações à imprensa, aposta do seu Governo tanto na formação de técnico-profissional como na de jornalistas, estando o homem no centro das atenções.
Constantino Eduardo com fotos de Daniel Miguel, enviados ao Huambo
O Chefe de Estado refere que, com a construção de importantes infra-estruturas no Huambo, os quais inaugurou, o mais difícil está feito, cabendo, agora, aos utilizadores tirar o máximo de proveito possível do investimento feito pelo Estado.
O Presidente da República assegura que o Governo vai continuar a apostar na formação de técnicos, jornalistas e operadores da cultura. “De uma forma geral, a aposta é na formação do homem”, garante o Chefe de Estado, esperançado de que se venha a rentabilizar todas as infra-estruturas ora inauguradas ao longo dos dois dias de trabalho ao Huambo, numa clara alusão aos três empreendimentos públicos, nomeadamente CINFOTEC, Centro Cultural e CEFOJOR, todos voltados à formação de quadros.
O Presidente da República afirmou que o Estado vai continuar a garantir incentivo ao sector privado, a fim de que esse continue também a investir no segmento da formação técnico-profissional.
João Lourenço justifica a ida à Missão Evangélica do Dônde com o facto de as igrejas terem prestado uma atenção especial na formação do homem.
“As igrejas cristãs em Angola, as evangélicas ou protestantes, como se diz, e a Católica, sem prejuízo de outras, que estão fora deste âmbito, têm de facto prestado uma atenção especial na formação do homem. Aí aparecem como verdadeiros parceiros do Estado”, considera o PR, para quem é como que impossível o Estado, sozinho, não formar. Ou seja, “chega lá, como se diz, conta com parceria das igrejas e de outras instituições da sociedade civil. Portanto, nós apoiamo-nos mutuamente: esses parceiros apoiam o Estado e o Estado apoio os seus parceiros”, considera o PR.
De acordo com o Chefe de Estado, que interagia com os jornalistas no Palácio da Governador do Huambo de regresso do município do Katchiungo, no termo da sua visita à província, foi à IECA aferir com os próprios olhos os resultados do apoio que se está a dar àquela instituição religiosa.
E, disse o PR, “saio de lá satisfeito, vejo que os recursos estão a ser bem aplicados, a obra não está concluída, falta cerca de 10 por cento apenas e o respectivo apetrechamento. Portanto, esta parte do apetrechamento também vamos apoiar”, promete o Titular do Poder Executivo, numa clara alusão ao Campus Universitário do Dônde.
João Lourenço manifestou preocupação para com o estado actual da pequena unidade hospitalar da Missão do Dônde, tendo qualificado como “precário e lastimável”. Em função do quadro que lhe foi dado a ver, o Presidente da República comprometeu-se em prestar também um apoio “nesta área, nesta componente da assistência hospitalar que a missão presta às populações. Fizemo-lo, recentemente, com relação à Missão do Kalukembe (Huíla). Portanto, o Estado apoiou a reabilitação”, pontualizou, tendo assegurado que, dentro de uma semana, o Governo vai entregar o referido hospitalar.
Segundo o PR, tão logo se mobilize recursos financeiros de que se precisem de vai dar “uma mão à Missão do Dônde”.
O Governo vai dar início, ainda neste ano, à reabilitação da reabilitação do Hospital da Chissamba, na província do Bié.