O Presidente da República, João Lourenço, visitou, na manhã de sábado, 13, as obras do Campus Universitário do Dônde, no município do Katchiungo, província do Huambo, cuja construção tenha sido financiada pela Presidência da República. Coube ao vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Elmano Inácio, dar as explicações técnicas que impunham.
Constantino Eduardo com fotos de Daniel Miguel, enviados ao Huambo
O Presidente da República percorreu parte considerável das áreas das obras e, a cada passo, recebia informações relativas ao Campus Universitário, cuja empreitada, iniciada a 15 Setembro de 2022, está a cargo da empresa chinesa CR20 e, em Março deste ano, deve estar concluída.
Nos próximos seis meses, o estabelecimento universitário deve receber os primeiros estudantes e, no ano académico 2024/2025, entra em funcionamento.
O empreendimento universitário de 16 salas de aula, afecta à Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), conta com laboratórios, refeitório, escritórios e outras dependências que concorrem para a garantia de um ensino de qualidade. A obra é circunscrita no âmbito de um apoio directo feito pelo Presidente da República à aludida igreja.
De acordo com o vice-governador, o campus vai ministrar cursos voltados à componente de engenharia e, neste momento, o Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação trabalha na definição de alguns padrões de cada curso.
“Uma nota importante aqui é que todo o material que foi utilizado aqui nessa obra, com excepção da cobertura, é de produção nacional. Tivemos também a oportunidade de ter cá, na altura, o então embaixador da República Popular da China”, sublinha.
João Lourenço esteve também na missão centenária de Dôndi e ofereceu duas viaturas, entre as quais um ambulância.