Apresente proposta centra-se em contribuir com actividades didácticas que visem o enriquecimento vocabular.
No processo de aprendizagem de novas palavras, é essencial que se aprenda a dar atenção às palavras. Ouvi-las realmente, estando atento à estrutura que apresentam, à forma como são pronunciadas, ao significado que transmitem.
Quando damos atenção e gostamos das palavras, atribuímos diferentes valores às diferentes palavras e estabelecemos preferências.
Aos poucos, ficamos mais críticos em relação ao nosso discurso, que passará, não por uma reprodução habitual, mas por uma escolha cuidada das inúmeras opções linguísticas.
Actravés das aulas leccionadas, verificámos que nos discursos dos alunos, em contexto pedagógico, são frequentes os casos de utilização de neologismo (empréstimos morfológicos e semânticos), além de uma pouca diversidade de vocábulos para as situações que se impunham.
Casimiro (2013) lembra-nos da importância e da necessidade do enriquecimento vocabular, manifestando que as palavras são o ponto de partida, e um acervo de palavras relativamente reduzido podem condicionar muitos aspectos da nossa vida em sociedade.
Dialundama Henriques (2020) afirma que com vocabulário bastante enriquecido e desenvolvido, o aluno tem maiores chances de comunicar e desenvolver maiores possibilidades de ascensão social.
Aliás, Casimiro (2013) afirma que a aquisição e o enriquecimento vocabular assumem na formação integral do aluno fortes implicações sobre o modo de estar com os outros e de se relacionar na sociedade.
Sabemos que o processo de aquisição e enriquecimento vocabular tem, durante o período de escolaridade, uma oportunidade única para a sua implementação e desenvolvimento, pelo que, se apresentam com extrema importância as atitudes e as estratégias que a escola deve tomar, face a aquisição e ao enriquecimento vocabular.
De acordo com Duarte (2008) alunos com um capital lexical reduzido não conseguem atribuir significado ao que lêem, pelo que a leitura é para eles um processo penoso e não compensador.
Assim, lêem cada vez menos e, portanto, não ampliam o seu respectivo capital lexical.
Esta situação constitui-se como grande problema no desempenho dos alunos durante a sua escolaridade.
As insuficiências no domínio vocabular repercutemse, deste modo, em dificuldades de escrita e de leitura. Parte considerável do sucesso escolar do aluno depende muito do seu capital vocabular.
A leitura, a construção de textos, as sinonímias, a reprodução e visualização de vídeos que revelam riqueza vocabular, estudo sobre éneros narrativos curtos (conto, fábula, lenda…) aula sobre a importância da riqueza vocabular, meios pelos quais se acede à informação, directa ou indirectamente, tornam-se actividades mais fácies para se desenvolver e enriquecer um vocabulário.
Importa salientar que, a par do enriquecimento vocabular, o aluno estará a desenvolver as seguintes competências: competência vocabular; capacidade de produzir textos narrativos curtos; gosto pela leitura e escrita e conhecimento de outros subgéneros do texto narrativo.
Assim sendo, o desenvolvimento de actividades educativos na escola, a par da leccionação, afigura-se de fulcral importância para o desenvolvimento das competências essências no ensino de língua.
Importa que identifiquemos as dificuldades de aprendizagem ou de produção, ou de recepção nos alunos e desenvolver actividades didácticas que minimizem tais dificuldades. Com presente artigo, procuramos contribuir para o enriquecimento vocabular.
Por: Pedro Henriques