Em pleno Maio, mês internacionalmente dedicado ao trabalhador, decidi reflectir sobre a prática desportiva e a importância cada vez maior das empresas em motivar os seus colaboradores e em garantir o bemestar profissional e pessoal dos seus quadros.
O impacto do Desporto na produtividade e a ligação entre o desporto e a eficiência no trabalho é inegável. Assegurar hábitos saudáveis junto dos colaboradores de qualquer empresa pode revelar-se fundamental para o desenvolvimento das equipas e para a sua motivação, e as empresas podem ter um papel fundamental nesta decisão, ao assegurarem ou facilitarem a prática de desporto junto dos colaboradores.
Não é preciso ser um atleta profissional de Alta Competição para usufruir destes benefícios. A actividade física na rotina diária, mesmo em pequena escala, pode ter um impacto significativo na eficácia profissional.
Basta que, diariamente, reservemos trinta minutos para fazer actividade física, como andar de bicicleta, fazer alongamentos, correr, ir ao ginásio, nadar na praia ou fazer qualquer desporto de equipa é um caminho para o sucesso.
A integração de programas de actividade física ou a facilitação do acesso à prática desportiva dentro das empresas podem revelarse, por isto, muito importantes para a saúde e bem-estar das equipas, e torna-se cada vez mais uma tendência no seio organizacional. Estas actividades trazem benefícios distintos para a nossa vida, cada estilo de actividade é um bónus para o aumento da nossa produtividade diária, influenciando para o nosso bem-estar geral.
O desporto promove ainda o equilíbrio entre uma vida pessoal e laboral, sendo uma transição e um escape para desligar-se do trabalho, permitindo aproveitar os restantes benefícios da vida junto da família e dos amigos.
A mente calma permite um aumento da concentração, da memória e dá aso à criatividade. O que muitas pessoas não entendem é que a prática regular de desporto influencia directamente à nossa eficiência laboral.
Por: LUÍS CAETANO