Durante a sessão, foram narrados contos relacionados com os temas “Cabeça de Pungo destrói casamento”, “O rio e a lagoa”, “O sapo e o elefante”, “O leão e a toupeira” e “A lição e o coração”, consideradas estórias que fazem parte da oralidade de Cabinda e Icolo e Bengo, demonstrando a importância da força de vontade de se compreender o mundo que rodeia o ser humano, que fazem pensar antes de agir.
A sessão, que serviu igualmente como momento de lazer para os participantes, foi animada pelo escritor José Luís Mendonça que, em declarações à imprensa, considerou satisfatória a interacção que manteve com o público.
O também coordenador e narrador da iniciativa do CCL apelou aos pais e encarregados de educação a partilharem com os educandos informações sobre o embondeiro, por ser considerado uma árvore mítica e histórica.
O evento proporcionou também aos participantes a projecção de um “videomapping”, que apresentou uma visão única entre a tradição e as novas tecnologias. A 5.ª sessão de Estórias no Embondeiro enquadrou-se no Dia Mundial do Coração, que se assinalou nesse domingo (28). O objectivo fundamental do projecto é de preservar a cultura nacional, priorizando a abertura ao conhecimento.
O projecto surge para dar resposta a esta necessidade, mas também sobretudo atender as crianças que não tem conhecimento da cultura e da tradição oral. Assim como permitir a sensibilização, a imersão do público na cultura angolana, nomeadamente através da tradição oral, filosofia e sabedoria populares, literatura e outras formas artísticas, literárias, culturais de Angola.