Diante dos desastres naturais (ciclone, furacão, tufão, deslizamento de terra, inundação, tempestade, tornado, etc.) e outros fenómenos não-naturais, como endemia, epidemia, pandemia, guerra e surto, há três posicionamentos na busca de sobrevivência: (i) individualista, (ii) colectivista e (iii) altruísta.
Invasão Zumbi é um filme sul-coreano (2016) dirigido por Sang-Ho Yeon e Gong Yoo, seu enredo retrata de uma epidemia causada por um vírus misterioso que transformava as pessoas em zumbis por intermédio de uma mordida; cujo espaço cénico é uma viagem de comboio (trem) com destino à cidade de Busan.
Na luta pela sobrevivência, duas temáticas centrais desenrolam na actuação das personagens: individualista (Yon Suk, antagonista) e colectivista (Seok Woo, protangonista).
Seak Woo passa por uma transformação de individualista (egoísmo) para colectivista (atruísmo) desde o momento que conhece Sang-hwa, esposo de Seong Kyeong, a mulher grávida.
O trio Seok Woo – San-hwa – Yong-Guk compreenderam que o trabalho em equipa era o melhor método de resgatar e salvar pessoas das mãos dos zumbis, ao contrário da equipa liderada por Yon Suk que, de todas formas, queriam ser os únicos salvos; o trio mostrou-se colectivista ao sair do vagão 9 (carruagem) até ao WC do vagão 13, enfrentando os zumbis para resgatar e salvar Seong Kyeong, Soo-an e outras personagens. Há uma cena, no vagão 12, que coloca Yong-Guk em contraste, entre “afecto” e “necessidade”, ao ver seus colegas transformados em zumbis.
Após resgatar as pessoas do vagão 13, a finalidade era chegar ao vagão 15, o mais seguro dentre todos. Porém, tinham de enfrentar os zumbis do vagão 13, ao passar do vagão 13 para o 14, na tentativa de fechar a porta, Sanhwa foi mordido por zumbi, neste momento, havia uma cena, a atitude heroíca de San-hwa ao tentar impedir que os zumbis passassem, uma atitude altruísta desta personagem ao se doar para salvar sua esposa e demais personagens, enquanto outras personagens tentavam romper a porta do vagão 15, onde estava Yon Suk, este personagem, demonstra uma atitude egocêntrica ao impedir que os outros sobreviventes chegassem/ ficassem neste vagão.
O ego excessivo de Yon Suk levou-o a sacrificar seu principal alinhado em prol da própria sobrevivência, por outro lado, diante daquela situação, aniquilar o maquinista era a atitude mais irracional que qualquer personagem podia tomar, porém, o individualismo e o ego de Yon Suk foram suficientes para sacrificá-lo mesmo ele tentando salvá-lo.
Outra atitude heroíca foi do Choi Gwihwa, o mendigo, ao se doar para salvar a mulher grávida e a menina. Mesmo de tanto individualismo Yon Suk acaba ser contaminado e morto; no final do filme, há uma cena heroíca e paterna, depois de Seak Woo, o protagonista, ser contaminado, se lança do trem, como forma de não contaminar sua filha e a mulher grávida, únicas sobreviventes.
Invasão Zumbi 1 revoluciona os filmes zumbi centrado no canibalismo e numa visão apocalíptica da humanidade, ao contrastar a individualidade (ego) versus colectividade (altruísmo) na luta pela sobrevivência diante daquela epidemia, muitas personagens foram tão altruístas a ponto de se sacrificarem pelos outros e, por um lado, outras tão egoístas a ponto de sacrificar desnecessariamente outras personagens.
O filme enfatiza o valor da generosidade, do amor ao próximo, da colectividade e do altruísmo diante do caos. Portanto, a lei do “salva que puder” e a tirania dos fortes dominam os fracos” geram auto-destruição no final.
Por: Estefânio José Cassule
Professor e Estudante de Letras