Embora esteja em extinção o curso de Ensino da Psicologia, as instituições de ensino carecem de Psicólogos Educacionais. Uma vez que se criou os gabinetes psicopedagogos para atender essencialmente os alunos, gostávamos de reflectir sobre a necessidade de Psicólogos de Trabalho nas instituições de ensino.
Se entendermos que a figura do Psicólogo é fundamental na sociedade, então, urge a necessidade de se ter mais psicólogos para atender as demandas da sociedade.
Assim sendo, a inserção de um psicólogo na instituição de ensino aparenta ser um tema novo, quando na verdade grandes mentes pensantes já começaram a debater-se sobre isso.
Entretanto, a importância de um psicólogo numa instituição de ensino dá-se tendo em conta os ambientes internos e externos. Pois, há inúmeros factores que concorrem para alteração do estado psicológico dos funcionários da educação.
Existem pressões e muitas novidades numa instituição de ensino que ultrapassam a preparação académica e psicológica de um professor. Novidades estas que podemos chamar de factores que têm feito com que ‘os gritos de assistência psicológica’ nas escolas também ultrapassem a meta – os alunos – chegando até aos técnicos de uma determinada instituição de ensino.
Factores naturais, factores biológicos, a quebra da rotina docente por parte dos alunos para com o professor, a pressão familiar em casa que é transportada à escola, têm criado bases para a inserção de um técnico (psicólogo) para cuidar dos seus profissionais.
Os autores Ana Moreira e Raquel Guzzo, no artigo “O psicólogo na escola: um trabalho invisível?”, afirmaram que “apesar dos avanços no campo da Psicologia Escolar, ainda persistem dificuldades relacionadas à visibilidade da actuação do psicólogo na escola”.
Ou seja, embora haja um grande números de psicólogos educacionais, sobretudo em Angola, ainda se encontram na e com baixa visibilidade, ditando assim a gritante necessidade de se inserir psicólogos nas instituições de ensino de forma proactiva.
Um dos problemas que se podem deparar os psicólogos é a questão da depressão. Pode-se afirmar que há um bom número de profissionais de educação com princípio ou até mesmo pré-depressivo.
Pois, depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais, sem ser exclusivo de nenhum deles. As condições de vida agitada, de situações de constante pressão e estresse prejudicam a qualidade de vida das pessoas.
Logo, urge a necessidade de se ter um psicólogo de trabalho nas instituições de ensino, a fim de ajudar a colmatar as insuficiências que questões do fórum emocional e não só.
Por: ANTÓNIO KUTEMA