Todos somos trabalhadores, mas as dúvidas que temos sobre o que devemos ou o que podemos ou não fazer dentro de uma instituição permanecem, mesmo para pessoas com mais de 10 anos de carreira em qualquer área.
Em menos de (15) quinze anos, a Lei Geral do Trabalho sofreu duas alterações significativas e outras circunstanciais, o trabalhador precisa se adaptar e se adequar à nova realidade, em meio a estas mudanças, o princípio é único: “Deveres e Obrigações das partes”.
Mas o que é afinal a Literacia Laboral?
Algo com que todos, os “labugantes”, devemos nos preocupar. A educação do trabalhador sobre normas e procedimentos deve ser constante e prioritária, de modo a evitar qualquer tipo de desentendimento que muitas vezes pode gerar conflitos laborais entre colegas ou instituição que, por sua vez, desembocam num processo disciplinar.
É necessário que cada trabalhador seja responsável pelo seu auto-crescimento e conhecimento dos seus deveres e obrigações, no entanto, as instituições têm um papel importante na articulação pedagógica aos trabalhadores, agindo responsavelmente na disseminação interna de informação, promovendo formações on-job, palestras e uma comunicação aberta, com vista a aumentar o nível de literacia de trabalhadores e empregador, o que seria uma alavanca positiva para o desenvolvimento das relações jurídicas laborais.
As transformações no Universo Trabalhista continuam e isso a nível mundial, as leis continuaram a se adequar com os avanços tecnológicos, por isso, é urgente e necessário que trabalhadores e empregadores estejam alinhados com a dinâmica mundial. Compreender as leis, normas e obrigações, direitos e deveres para poder cumpri-los.
Por: YONA SOARES
*Advogada e Gestora de Recursos Humano