Felipe Quiala, conhecido pelo seu nome artístico Fly Skuad, é um rapper, empreendedor e influenciador digital angolano de destaque. Desde 2002, quando iniciou sua carreira no movimento “Underground” do Hip-hop, Fly Skuad construiu uma reputação sólida como um rapper de barras afiadas e pesadas.
Em Janeiro de 2013, Fly Skuad criou a “Reis do Rompimento Primeira Liga (RRPL)”, a principal liga de rompimento em Angola. Começando nas ruas de Luanda com o apoio de uma câmara para captar os rompimentos e publicá-los no YouTube, a RRPL tem dado os primeiros passos de forma tradicional, estabelecendo-se como um importante palco para talentos emergentes do rap angolano. Além de seus dotes artísticos no rap e da criação da RRPL, Fly Skuad também se destacou como um dos impulsionadores dos podcasts em Angola.
O “Fly Podcast” é conhecido pelas suas personalidades convidadas, conversas descontraídas e, por vezes, polémicas. Actualmente, é um dos programas digitais de maior audiência em Angola e de grande popularidade nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Tanto o RRPL quanto o Fly Podcast têm sido símbolos de oportunidades para muitos jovens angolanos.
Fly tem acolhido e proporcionado oportunidades que muitas vezes alavancam o talento da juventude angolana. Nas redes sociais e em outros âmbitos, é comum ver jovens procurando Fly Skuad em busca de oportunidades na vida, ou mesmo pessoas com problemas de saúde que buscam o Fly Podcast em busca de ajuda e orientação.
O(s) RRPL e Fly Podcast são, portanto, reconhecidos como símbolos de oportunidades para a juventude angolana. Fly tem feito muito pela juventude do país, sendo visto por muitos como um verdadeiro mentor que abraça os planos e ambições dos jovens, abrindo portas e providenciando apoio crucial para o desenvolvimento de suas carreiras e aspirações.
Então, quem sabe, possamos ter outros “Fly’s” – não literalmente, mas sim pessoas com espírito de solidariedade, empatia e outras qualidades positivas que o Fly Skuad possui.
Se tivermos mais pessoas com esses valores, acreditamos que haveria menos sofrimento e dificuldades, pois todos teriam uma fonte de esperança. Assim como Fly, possamos nos tornar símbolos de esperança para os outros, abrindo portas e não as fechando. Parabéns ao Fly e sua equipe pelo excelente trabalho!
Por: Reis Simão
Bem haja!