O encontro entre os presidentes de Angola e dos Estados Unidos da América (EUA), João Lourenço e Joe Biden, na 19.ª Cúpula do G20 que decorreu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, demonstra que as relações de cooperação mantêm-se intactas em vários domínios. Para o efeito, os laços consolidados entre os dois países não dependem de uma ou outra administração.
No entanto, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Amanda Roberson, reiterou que “a amizade entre os Estados Unidos da América e Angola é profunda e está a alicerçar-se cada vez mais. Temos muitas conexões de empresas dos sectores privados dos dois países”.
Nesse sentido, a deslocação oficial de Joe Biden a Angola é um sinal de que a Casa Branca e Luanda continuam alinhados em vários programas de desenvolvimento social, político e económico.
Na cidade do Cristo Redentor, a porta-voz das terras do Tio Sam adiantou também o trabalho conjunto no domínio da defesa e segurança, democracia e prosperidade no continente africano e no mundo.