O alcance da paz e a reconciliação nacional são, certamente, alguns dos grandes marcos que representam a experiência de Angola em resolução de conflitos. Uma experiência que está a ser aplicada pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de mediador da União Africana e Campeão dessa organização para a Paz e Reconciliação, na busca de soluções para a pacificação dos conflitos ao nível do continente africano.
Fruto disso, a subsecretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, que se encontra em Angola para uma visita de 72 horas, procurou analisar com o Presidente da República questões inerentes à tensão na fronteira entre o Rwanda e a RDC bem como a situação de segurança na República Centro-Africana (RCA) e no Tchad.
As informações que obteve foram de tal modo satisfatória que a diplomata, que representa a ONU, não só enalteceu o desempenho do Estadista neste sentido como se comprometeu a continuar a trabalhar juntos, “tendo em conta a sua sábia visão em matéria de paz e segurança”.