Voltamos hoje, neste espaço, a debruçar sobre o legado do antigo primeiro-ministro, França Van-Dúnem, falecido, recentemente, em Lisboa.
Desta vez, olhando para o seu contributo ao desenvolvimento do país por via do sector da Educação. Um sector que está, cientificamente comprovado, ser a chave mestra para o desenvolvimento de qualquer país.
Ficamos a saber, por estes dias, que quando este nacionalista publicou a sua tese de doutoramento, passados 50 anos desde a sua elaboração, já se encontrava adoentado.
Ainda assim, decidiu agraciar a academia angolana com esta obra que, para si, de acordo com o seu irmão José Van-Dúnem, representa um contributo inestimável para a geração vindoura.
Em função dos depoimentos de seus ex-alunos, espalhados por diversas latitudes do globo terrestre, ficamos com a certeza de que França Van-Dúnem viveu intensamente e com muita humildade a sua verdadeira paixão: a formação de quadros através da academia.
Para nós, a sua crença de que ao se formar os cidadãos estar-se-á a dar um contributo inestimável ao desenvolvimento do país e para a melhoria da vida dos angolanos, deve servir de bússola para todos os gestores públicos e privados, do mais alto ao baixo escalão.