No âmbito das relações de cooperação, Angola e a Guiné Equatorial vão trabalhar no domínio da economia, energia e segurança. Aliás, são dois produtores de petróleo no continente africano.
Deste modo, a proximidade entre Luanda e Malabo, duas horas de avião, e também banhados pelo Oceano Atlântico, são factores que integram o fortalecimento da parceria entre os dois Estados.
Nesse sentido, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu ontem, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, o seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, em visita de trabalho.
À imprensa, o Chefe de Estado angolano, entre outros assuntos, avançou que “sem estabilidade, não há desenvolvimento económico e, consequentemente, não há solução para os problemas sociais das populações sofridas do continente”.
Para aquilo que são os interesses de Malabo, o Presidente da Guiné Equatorial testemunhou a assinatura de três novos acordos de cooperação e adiantou à imprensa que o encontro serviu para abordar diversos aspectos do continente africano.