O diplomata de carreira, Professor Doutor, Fernando José França Van-Dúnem, faleceu ontem em Lisboa, Portugal, vítima de doença, aos 89 anos, de acordo com fontes familiares.
Deste modo, Angola perde um filho, um nacionalista, que, com o seu saber, contribuiu para o processo democrático que se assinala no país desde 1992, no século passado.
Com uma folha de serviço notável, França Van-Dúnem foi duas vezes primeiro-ministro da República de Angola (91/92 e 96/99).
Foi também o primeiro presidente da Assembleia Nacional (92-96), vice-presidente da União Africana e membro do Parlamento Africano.
Após abandonar a política activa, dedicou-se de forma integral à carreira docente na Universidade Católica de Angola, no curso de Direito, onde formou várias gerações de juristas que continuam a contribuir para o desenvolvimento desta ciência no país.
Por conta dos seus feitos, várias mensagens de condolências de várias partes do mundo continuam a ser endereçadas à família enlutada, inclusive de Portugal, onde foi, durante anos, embaixador de Angola.