A Piscina do Alvalade, em Luanda, acolhe desde ontem a XVI edição do Campeonato Africano de natação em ambos os sexos, prova que ocorre a cada dois anos e que conta também com a participação de mais de trezentos nadadores, provenientes de quarenta e quatro países.
No palco da competição, em que a selecção anfitriã promete arrebatar medalhas, a cerimónia de abertura coube a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, que reafirmou o compromisso do Executivo angolano com o desenvolvimento do desporto.
A natação, por ser uma modalidade olímpica, congrega atletas e dirigentes de vários pontos do mundo, logo o país organizador, Angola, trabalha para conquistar uma vaga rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Angola fez a sua estreia nesta prova há trinta e quatro anos. No quadro geral, conquistou treze medalhas, entretanto, melhorar é a palavra de ordem para no futuro estar entre os três melhores do ranking:
África do Sul 390 medalhas, Egipto 225 e Argélia 128 medalhas. Portanto, o vencedor da festa da natação africana será conhecido no dia 05 do corrente mês.